PALHIARE
   A partir da vivência das atrizes/palhaças, que tiveram seus entes queridos acolhidos pelos serviços do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas, surge o projeto que se propõe através da arte, possibilitar o uso dos sentidos para humanização e potencialização das necessidades do ser humano que está recebendo tratamento médico. Partindo do princípio que a arte tem como objetivo estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores através de percepções, emoções e ideias, utilizamos a figura da palhaça que agrega o humor e o lúdico, elementos que amenizam o sofrimento e confortam os pacientes enfermos, buscando assim a manutenção da autonomia de uma vida ativa enquanto for possível.
As visitas das palhaças contribuem na interlocução e mediação entre pacientes, familiares, cuidadores e equipe multidisciplinar. Usamos das mais diversas linguagens artísticas através da palhaçada para a conexão dos anseios e medos dos que ali estão, para que esses sentimentos sejam reconhecidos, identificados e ressignificados. A figura da palhaça mostra o que tentamos esconder, mas não aponta defeitos, ela deixa com que os outros apontem e que se percebam dentro disso, de maneira sutil e sincera.
O Projeto Palhiare iniciou suas atividades em 2016, em parceria com o Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), que tem seu caráter de integralidade e preconiza um olhar que contempla as múltiplas dimensões do ser humano, e possibilita a inclusão de formas alternativas de cuidar.

CUIDADO PALIATIVO


“Cuidado Paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de seus pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida.  Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais.“ (OMS 2017)
  DIRECIONAMENTO E ORIENTAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE


Luciana Cavalcante

Psicóloga graduada pela Universidade Nove de Julho, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Cursou aperfeiçoamento multiprofissional em Cuidados Paliativos no Instituto Paliar. Atualmente é psicóloga do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMUSP, desenvolvendo atividades de assistência e ensino na Enfermaria de Cuidados Paliativos. É professora no Instituto Paliar.
   

parceria:
apoio:
patrocínio: